post

Óleos essenciais e seus benefícios
04 ago 23

Ângela Burkholder De Oliveira

Consultora de bem-estar dōTERRA

Categorias

Comentários

H

Voltar ao Blog

Sou mãe de Emily e do Lucas que estudam no Colégio Atibaia desde o Infantil 2 (2015).  Sou americana, professora de formação, procurando o melhor das duas culturas para os meus filhos.

Tenho o prazer de apresentar para vocês os benefícios dos óleos essenciais, um aliado ao bem-estar e a saúde.

Os óleos essenciais podem ser um aliado valioso para ajudar a manter o equilíbrio e a saúde, tanto no aspecto físico quanto no aspecto emocional. É uma forma natural e segura de dar suporte e alívio, e geralmente sem efeitos colaterais.

Para que servem os óleos essenciais?

Os óleos essenciais servem para dar apoio a uma infinidade de problemas e dores da sua família. Só para dar alguns exemplos comuns para uso infantil:  dor de barriga ou cólica, criança que não dorme ou que fica agitada, nariz escorrendo ou rinite, baixa imunidade, picadas de insetos, cortes e febre.

O que é um óleo essencial?

Muitas pessoas confundem com essências (aroma sintético) ou óleo vegetal, mas na verdade o óleo essencial é bem diferente. Ele funciona como uma defesa para a planta das ameaças do ambiente em que vive. Pode ser extraído por destilação a vapor ou prensagem a frio das folhas, cascas, raízes ou flores.

O óleo essencial é um líquido bem concentrado. Pode ser até 70 vezes mais potente do que as ervas. Também é muito volátil – ele evapora rapidamente e não deixa a pele oleosa.

Por que funcionam?

Os óleos essenciais contêm centenas de diferentes compostos complexos e versáteis. Atuam no nível celular. Como os óleos são moléculas pequenas, eles não dependem das proteínas das células para entrar e sair, então, eles têm “passe livre” para atuar em qualquer célula.

Formas de usar:

Óleo essencial talvez seja mais conhecido por seu uso na aromaterapia. Colocando uma gota na mão e cheirando em concha ou usando difusor é possível ter resultados rápidos. É importante assegurar que o difusor é ultrassônico e de vapor a frio – quando esquentamos o óleo, perdemos todo benefício e temos apenas um cheirinho gostoso. Inalando funciona porque o óleo essencial vai ao bulbo olfatório onde é transmitido rapidamente ao cérebro. É uma forma muito útil quando queremos nos acalmar, diminuir o estresse e melhorar o humor. Mas também pode ser usado para efeitos físicos, como abrir vias respiratórias, melhorar o treino esportivo e ajudar no foco.

Outra maneira de aproveitar os óleos essenciais é passar topicamente. Como o óleo evapora muito rápido, misturamos o óleo essencial num óleo vegetal (nunca mineral) para ter uma melhor absorção. Em poucos minutos, o óleo essencial entra no sangue e já é levado pelo corpo. É muito eficaz para dores musculares, circulação, diminuição de toxinas, cólicas, alívio de sintomas da menopausa e muito mais. 

Também é utilizado para questões emocionais e problemas para dormir. Nas crianças pequenas, é uma forma simples e eficaz de ajudar com a imunidade.

A última forma de usar é a ingestão. No momento, só tem uma marca no mercado brasileiro aprovada pela Anvisa para ingestão, por causa dos testes rigorosos de qualidade e pureza. Podemos usar a ingestão em várias situações como: ajudar a diminuir gordura no fígado, diminuir ou acelerar processos inflamatórios, diminuição de retenção de líquido, analgesia, problemas digestivos, entre outros. Também pode ser usado para o emocional como, por exemplo, estimular a produção de serotonina, aliviando sintomas da depressão.

Em crianças:

Óleos essenciais são muito seguros para crianças, usados de forma responsável. Para bebês, é necessário usar uma diluição maior e sempre testar primeiro nas solas dos pés. Se usar no difusor, coloque no quarto fechado por uma hora e desligue na hora de entrar com o bebê. Deixe sempre a porta aberta para circulação de ar.

Em crianças maiores, pode usar sem restrição as três formas, mas sempre com orientação.

Nem todos os óleos são indicados para crianças e gestantes e, em quantidades maiores, podem sim ter efeitos não desejados.

É muito importante seguir a dosagem indicada, que, por sinal, é pouca – uma ou duas gotas geralmente basta!

Sempre procurem marcas conhecidas e adquiram de lugares / sites de confiança (não em plataformas digitais porque, infelizmente, há casos de diluição e mesmo adulteração).

Se você procura evitar muito remédio e/ou químicos, experimente óleos essenciais.  Cada dia estão descobrindo mais os efeitos colaterais das químicas ao nosso redor. Óleo essencial é a opção mais natural e mais eficaz!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR…

A infância e os acidentes domésticos

A infância e os acidentes domésticos

Vim aqui falar sobre um assunto necessário e inevitável em qualquer casa, os ACIDENTES.

Mas, não falarei sobre qualquer acidente, e sim sobre aqueles que podem acontecer com nossos filhos, nossa maior riqueza.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *