• Menu
    • Quem Somos
    • Ensino
    • Aconteceu
    • Para Refletir
    • Localização
    • Contato
    • Área Reservada

Quem Somos

Missão

Ensinar com alta qualidade e valores humanos, com excelentes resultados comprovados, formando o caráter e preparando nossos alunos para a realização de seus sonhos.

Valores

Boa conduta: SER um bom exemplo de respeito, ética, integridade, comprometimento e bons valores morais, trabalhando com paixão, alegria, amizade e solidariedade nas relações, em um ambiente limpo, bem estruturado e seguro.

Educar: ensinar pelo exemplo, com amor, competência, disciplina e com excelentes resultados acadêmicos e na formação do caráter.

Profissionalismo: trabalhar com atitude de cooperação, compromisso, aprendendo sempre, demonstrando competência e habilidades com resultados que agreguem valor ao grupo, permitindo uma gestão eficiente da instituição.

Responsabilidade social: respeitar a si próprio, o semelhante, as diferenças e o meio ambiente, através de constantes ações pedagógicas e solidárias.

História

Do sonho de um grupo de educadores, idealizado por mais de um ano, o Colégio Atibaia, uma escola voltada para convivência ética e para o aprendizado prazeroso e significativo, com ênfase no acadêmico e na valorização das relações humanas nasce em 1990, homenageando a cidade a que pertence e na qual quer deixar sua marca , ocupando sua primeira sede, na Rua Napoleão Ferro, no bairro do Alvinópolis.

Ao longo desses anos destaca-se por um ensino de excelência, alia os conteúdos relevantes à formação acadêmica com a integração de projetos pedagógicos interdisciplinares privilegiando o desenvolvimento cognitivo, físico, social e da consciência ética.

Em 1995 mudamos para uma nossa segunda sede, na Rua da Imprensa, no Bairro Jardim III Centenário, lançando a prática da Educação Física por modalidades de acordo com a aptidão e interesse do aluno, Curso Técnico Profissionalizante, entre outras inovações e estabelecemos ações solidárias e educativas com a vizinhança, incluindo a adoção de Praça Pública, campanhas ambientais sobre diversos temas (água, lixo, enchentes …).

Em parceria com o Sistema Didático Etapa, na educação básica e com o IEP, na formação técnica, duas sólidas e renomadas instituições, dentre as mais eficientes do País, nossos alunos tem obtido sucesso nos mais variados campos.

A conquista de ótimos resultados em Olimpíadas e Desafios Científicos (OBA, OBI, OPM,OBM, OMU, OPF,OBF, OIC, OBQ, OBH, JORNADA ESPACIAL-CTA, GRANDE DESAFIO UNICAMP, DESAFIOS DE PORTUGUES E MATEMÁTICA DO SISTEMA ETAPA, DESAFIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO SISTEMA ETAPA, PARLAMENTO JOVEM), com centenas de medalhas , a aprovação nas melhores universidades e faculdades do pais, a classificação no grupo das escola de excelência no ENEM e o alto índice de empregabilidade dos técnicos aqui formados confirma que aquele sonho inicial, tem sido concretizado.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSOS RESULTADOS DOS ÚLTIMOS 3 ANOS

Nossa equipe sempre primou pela inovação nas técnicas pedagógicas, em todos os níveis de ensino, inserindo na grade escolar o ensino de música, teatro, robótica, valores humanos, aulas experimentais de Ciências Naturais, entre outros, sempre para oferecer um ensino forte e uma cultura de valores e virtudes.

Realizamos vários projetos interdisciplinares ao longo de cada ano letivo, com base no desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, e , projetos solidários, que fortalecem os vínculos da escola com a comunidade . Fomos laureados com o Selo Escola Solidária conferido pela UNESCO, desde 2005, e renovados, desde então, tornando-nos uma das poucas escolas que o mantêm, comprovando o compromisso com o pensar e o agir para o bem comum.

Em 2014 passamos para a atual sede, na Avenida Atibaia com salas projetadas para uso de diversas ferramentas tecnológicas (multimídia,computador, internet , tablets, etc) , trabalhando com numero ideal de alunos por sala que permita o olhar individualizado da equipe docente; afinal, as asas não são sempre iguais, cada um dos nossos alunos deve adquirir suas próprias asas com diferentes formatos, cores, texturas… aquelas que são ideais para o seu futuro.

Antiga Sede Sede Atual - Unidade 1 Sede Atual - Unidade 2

Metodologia

A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações didáticas conforme a tendência ou corrente pedagógica adotada pela instituição, definindo o conteúdo do ensino e organizando os métodos e técnicas.

A título de exemplificação podemos citar: método Waldorf , construtivismo de Piaget, Socioconstrutivismo de Vygotsky, Pragmático de Dewey, Método Montessoriano, e Tradicional ou Conteudista.

Nossa metodologia não se pauta por um único método, procuramos o melhor de cada uma delas para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido com maior qualidade, motivação e resultados, para atender os 4 pilares da educação, estabelecidos pela UNESCO : aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

As atividades, técnicas e processos, criados com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, em salas com número ideal de alunos, permitem que o conteúdo completo, adequado a cada faixa etária, seja transmitido, compreendido, fixado, avaliado e retomado, tornam o aprender e o fazer e o mais efetivos e duradouros.

O Programa de Educação em Valores Humanos com aulas semanais em todos os ciclos, e vários projetos e atividades em grupos, reforçam e aplicam, no dia a dia, oconviver , finalmente estabelecendo o ser, íntegro, crítico e atuante.

O sistema didático Etapa possui metodologia em espiral, ou seja , os conceitos fundamentais são retomados a partir daquilo que já se sabe e aprofundado, com informações e ações adequadas a cada ciclo.

No ensino técnico, o sistema didático IEP prepara profissionais com formação completa, com aulas de Informática, Inglês, Português e Matemática além das disciplinas de sua área técnica de atuação, ministradas por especialistas atuantes no mercado de trabalho.

A equipe docente, do mais alto gabarito estimula os alunos a superar desafios, isso faz com que a participação em Olimpíadas e Desafios acadêmicos seja uma constante. As avaliações frequentes, criando hábito de estudo, e com recuperação de conteúdo , após aulas de reforço ou plantão, ocorra de forma paralela e contínua ao longo de todo o ano letivo.

Infraestrutura

Parque - Unidade 1 Biblioteca - Unidade 1 Laboratório de Ciências - Unidade 1 Sala de Aula da Educação Infantil - Unidade 1 Sala de Aula Maternal - Unidade 1 Recepção - Unidade 1 Faixada - Unidade 2 Quiosque - Unidade 2 Laboratório de Ciências - Unidade 2 Recepção - Unidade 2 Auditório - Unidade 2