A Importância da Rotina na Vida dos Nossos Filhos

A rotina diária para as crianças é algo fundamental; é através dessa rotina que a estrututa psíquica e física delas se organiza. Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que ela antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas transmitem segurança a elas e deste modo a criança já sabe que no fim do período escolar a mãe virá buscá-la. As principais rotinas que se devem manter com as crianças são: horas de refeição, hora de deitar, hora de estudar, hora de brincar e tempos em familia.
A rotina diminui a ansiedade das crianças, o que permite que se dediquem mais às brincadeiras , aprendam mais com elas e não precisem se desgastar para que suas necessidades básicas sejam atendidas.

Muitas vezes achamos que crianças, por serem ativas, criativas e livres se sentem amarradas com a rotina. E até se sentem chatas, insistentes e ditatoriais em relação às regras. Fazem porque tem de fazer. Mas, diante do pedido dos meus filhos, tive a comprovação de que eles gostam, sim, de ter uma série de tarefas previsíveis. Assim podem entender seu dia e se organizar, assim como contar histórias, por exemplo, embora sempre sejam repetidas, forma-se aí a segurança.

A palavra rotina não deve estar ligada à disciplina rígida e não pode ser estabelecida de forma severa. A definiçäo de horários e compromissos deve ser feita com afetividade e flexibilidade, de forma que a criança sempre se sinta em um ambiente organizado e possa entender que a rotina pode ser modificada. Muitas crianças têm agendas cheias de atividades que nem sempre são desejadas. A familia precisa conversar e se organizar. Todos devem falar a mesma lingua, lembrando que o exemplo dos pais vale muito.

As ferias estão chegando e algumas regras da rotina diária serão quebradas, pois está chegando o tempo da brincadeira e principalmente vamos entrar em uma época sem aulas e com outros compromissos. Aproveitem com intensidade esse período, descansem e resgatem os vinculos com seus filhos, se permitam brincar com eles e mais, se desconectar.

Mas em fevereiro, vamos organizar nossas agendas, vamos pensar na rotina de nossos filhos, vamos priorizar a escola e a rotina de estudo e lembrar que nossas crianças não prescisam ter uma agenda repleta de atividades extracurriculares para serem felizes. É hora de avaliar e repensar o próximo ano.

Maria Thereza G. Malpighi (Teka)
Coordenadora Pedagógica

A Importância da Rotina na Vida dos Nossos Filhos