• Menu
    • Quem Somos
    • Ensino
    • Aconteceu
    • Para Refletir
    • Localização
    • Contato
    • Área Reservada

Para Refletir

Faz de conta, faz pensar….

Postado por: Junior Yapondjian em: 26/11/2015

Era uma vez um reino muito lindo, deitado em berço esplêndido: solo fértil, água abundante, clima ameno com sol praticamente o ano inteiro, assim, a fartura de plantas e animais, nativos ou cultivados pelo homem, é de encher os olhos.

Seus habitantes são alegres e festeiros, bem despreocupados, com tanta fartura, para quê? Vivem o hoje, sem se preocupar com o amanhã, afinal, a natureza é mãe generosa.

Parece o paraíso…

No entanto, após dezenas de anos de consumo desenfreado e exploração dos recursos naturais sem qualquer planejamento, o clima começou a mudar, e para pior… Uma grande estiagem de longa duração assolou esse paraíso.

A água, antes tão abundante, começou a rarear, rarear…. e com isso adeus solo fértil, clima ameno , grandes colheitas e pastagens ideais. A produção de alimentos diminuiu, os preços dispararam e o povo, antes tão alegre e festeiro, ficou muito, muito preocupado.

Como toda fábula que se preze deve ter final feliz, vamos em busca do nosso!

Nesse Reino, os sábios, antes tão ignorados, começaram a ser ouvidos. Com seus estudos, sua Ciência, instruíram e ensinaram a todos como reverter a situação, deixando claro que do Rei ao mais reles plebeu, todos tinham que fazer a sua parte.

Ah ! Nunca antes nesse Reino os conceitos da Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, e todas as outras áreas do conhecimento foram tão explicadas, divulgadas e valorizadas. A sociedade se mobilizou: criou-se o Pacto para Sobrevivência Sustentável (PPSS) com ações imediatas e práticas a serem adotadas.

Nada é mais difícil que a mudança de hábitos: economizar água, cuidar das nascentes, evitar o desperdício de alimentos,inovar, criar tecnologias de cultivo e pecuária mais produtivas e não agressivas à natureza, enfim o PPSS atingia desde a dona de casa até o grande empresário, do Rei ao mendigo. Sem esquecer das grandes ações coletivas com investimentos na área de saneamento básico (mesmo contra a opinião do gabinete, afinal isso não dá voto), em campanhas educativas, participação do terceiro setor (as ONGs proliferam em velocidade espantosa) o cidadão passou a ser consciente de seus deveres para ter direitos, entendendo que nada cai do céu (nem a água se não cuidarmos direitinho dela)

Com muito esforço, e dando tempo ao tempo, as novas gerações foram educadas nos preceitos do PPSS, os hábitos mudaram e o Reino, ora o Reino, voltou a ser um Paraíso.

Moral da História – cada povo tem o Paraíso que merece !

NO REINO ENCANTADO – Profª Olívia

Faz de conta, faz pensar….