Uma Sacada de Gênio

Qual é o resultado da soma de todos os números inteiros de 1 a 100?
Por volta de 1785, em uma escola primária de Brunswick, na Alemanha, um professor de matemática, para manter as crianças ocupadas por algum tempo, pediu a elas que somassem todos os números inteiros de 1 a 100.

Como era costume na época, cada aluno deveria realizar a tarefa em uma pequena lousa individual, depositando-a, em uma mesa na frente da sala.

Mal o mestre acabara de lhes passar essa incumbência, um menino se levantou, colocou sua lousa sobre a mesa, e retornou para seu lugar, onde permaneceu impassível, enquanto os outros alunos realizavam freneticamente a soma pedida. O professor olhou-o com certa irritação, considerando-o, por certo, indolente e preguiçoso. Mas nada disse, deixando para repreendê-lo mais tarde.

Mais de uma hora depois, quando todos terminaram a tarefa, o mestre verificou, com espanto, que o único que havia acertado a soma era aquele menino que em poucos segundos havia chegado ao resultado. E o que é pior: em sua lousinha estava escrito tão somente o número 5.050, exatamente o valor da soma, sem qualquer outra anotação, indicando que o problema havia sido resolvido de cabeça.

Ao ser questionado, o menino, explicou que havia agrupado os números em pares cuja soma era igual a 101, da seguinte forma: (1 + 100); (2 + 99); (3 + 98); (4 + 97); e assim por diante, o que dava um total de 50 pares. Desta forma, bastou-lhe fazer a seguinte multiplicação (também de cabeça, é claro): 101 x 50 = 5.050.

O professor ficou tão impressionado com a capacidade de raciocínio daquela criança de 9 anos, que passou a lhe dedicar atenção especial, emprestando-lhe seus melhores livros de matemática.

O nome do menino era Johann Carl Friedrich Gauss (1777-1855) que, mais tarde, veio a se tornar um dos maiores matemáticos de todos os tempos, recebendo a alcunha de “Príncipe dos Matemáticos”.

Fonte: Livro “Enigmas, Desafios, Paradoxos” Ed. Novas conquitas
Autor Dimas Monteiro de Barros