• Menu
    • Quem Somos
    • Ensino
    • Aconteceu
    • Para Refletir
    • Localização
    • Contato
    • Área Reservada

Aconteceu

Arte Urbana

Postado por: Junior Yapondjian em: 20151202

Banksy é o pseudônimo usado por um dos artistas mais intrigantes da Street Art atual. Suas obras estão espalhadas em muros, pontes e paredes em geral.



A arte produzida por ele é facilmente reconhecida pelo teor satírico e político, muitas vezes beirando o humor negro.



Registros apontam que Banksy nasceu em Bristol em 1974, mas não há nada de concreto sobre ele, ou sobre eles, pois pode tratar-se de um coletivo.



Sua arte é bastante divulgada e cobiçada, chegando a valer milhares de dólares no mercado internacional. Há pessoas que compraram desde telas, até paredes e portões assinados por ele, isso fica a cargo de seus marchands. Recentemente um grafite pintado num caminhão foi arrematado por mais de R$ 2 milhões em Paris.



Uma das técnicas usadas com frequência pelo artista é o estêncil. A técnica consiste em fazer recortes sobre uma folha de papel a fim de gerar uma máscara. Esse molde é colocado sobre uma superfície e então é aplicada tinta spray, resultando em uma imagem com o preenchimento do desenho vazado por onde passa a tinta



O trabalho abaixo foi feito por Banksy, com a técnica de estêncil mencionada acima. É chamado de “Balloon Girl” (traduzindo ao pé da letra “Garota Balão”).



Olhando para ele podemos encontrar diversas interpretações. Um olhar mais “inocente” pode sugerir: “Pobre menina perdeu seu balão!”.



No entanto, a interpretação pode ser um pouco rasa para os impacientes. Se observarmos com mais atenção, podemos ir muito além.



Tenho uma interpretação pessoal: Enxergo uma metáfora relacionando a imagem do balão indo embora com o a perda do coração de alguma forma. É como se na verdade a menina não estivesse perdendo só o seu balão, mas estivesse condenada a morte, pois “perdeu” o seu coração.



Estou sendo tétrico? Pode ser, no entanto há pontos que fortalecem minha interpretação. Vejo, por exemplo, um esqueleto nas áreas de luz do corpo da menina, entre a cabeça e o vestido. Vocês percebem? Há outras interpretações diferentes da minha? Ótimo, é assim mesmo, quanto melhor a obra, mais interpretações ela gera, não há necessidade de bula.







Nossos alunos do 1º ano do Ensino Médio estudaram a Street Art nacional e internacional, o resultado é o da foto abaixo, será só um peixe ou...

Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana Arte Urbana